Economia e Emprego
Iniciativa promove encontros para expor produtos na Copa
Agricultura familiar
O Projeto Talentos do Brasil Rural realiza encontros de negócios em sete cidades-sede da Copa do Mundo, até o próximo dia 3 de junho. Nesta quinta-feira (15), o Encontro de Negócios do Projeto Talentos do Brasil Rural será realizado em Fortaleza, com representantes de empreendimentos dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Maranhão e Ceará.
Na programação, estão as cidades de Cuiabá (20), Manaus (22), Porto Alegre (28 e 29), Salvador (3 de junho) e Rio de Janeiro (data a definir). São Paulo foi a sede do primeiro encontro, em abril.
Talentos do Brasil Rural
O Talentos do Brasil Rural é desenvolvido em parceria pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), o Sebrae e o Ministério do Turismo (MTur). O projeto abrange 85 empreendimentos familiares e beneficia mais de 25 mil famílias de agricultores.
A iniciativa envolve empreendimentos familiares e representantes de bares, hotéis e restaurantes. O objetivo do projeto é inserir os produtos da agricultura familiar no mercado, qualificando a demanda do turismo. Compotas, geleias, erva mate, cachaça e café orgânico são alguns dos produtos mais procurados pelos estabelecimentos.
Os empreendimentos participantes foram divididos por região e em cidades que já possuem capacidade de distribuição dos produtos que representam a diversidade da agricultura familiar do País.
Com a ação, os parceiros do projeto pretendem promover a abertura de mercado, aproximando o empreendimento da agricultura familiar das empresas e fazer chegar ao consumidor alimentos, bebidas, artesanato e cosméticos produzidos por 85 empreendimentos familiares durante o Mundial, com perspectiva de continuação de vendas após o evento.
“Em função do mercado em expansão no período da Copa do Mundo, os restaurantes, hotéis e bares receberão os turistas brasileiros e estrangeiros, que vão movimentar a economia durante um mês. É uma grande oportunidade para fazer com que os produtos da agricultura familiar em condições de competitividade de mercado estejam presentes, promovendo geração de renda ao setor”, contextualiza o diretor substituto do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor (Degrav), da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Pedro Bavaresco.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















