Economia e Emprego
Agricultura familiar leva produtos para feira em SP
Orgânicos
A Bio Brazil Fair é a feira brasileira de negócios que reúne os principais produtores, fabricantes, distribuidores e importadores do mundo orgânico. A 10ª edição será realizada a partir da próxima quarta-feira (4) até sábado (7), no pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera (SP). O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) participa da feira com dez empreendimentos da agricultura familiar orgânica.
Em parceria com a Biofach – maior evento do setor no mundo – a 10ª edição da Bio Brazil Fair promove geração de negócios, atualização profissional e troca de informações. Com 127 m², o espaço do MDA – Brasil Agroecológico -, em parceria com o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), tem empreendimentos da agricultura familiar com produtos orgânicos certificados que representam seis mil famílias.
Produtos como biocafé, conservas, geleias, doces, castanhas de caju e do Brasil, mel, guaraná, açúcar mascavo, frutas in natura, sucos e vinhos estarão disponíveis para venda direta e para rodada de negócios.
A necessidade de matérias-primas e insumos orgânicos por parte de consumidores mais conscientes e exigentes, aliada ao comprometimento ambiental da sociedade, contribui para ampliar o mercado de orgânico.
- Confira os empreendimentos da agricultura familiar que levam seus produtos para a Feira.
Brasil Agroecológico
O espaço do MDA será uma oportunidade para negócios e disseminação das políticas públicas do Governo Federal, como o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Brasil Agroecológico (Planapo), o Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) e o Brasil Orgânico Sustentável (BOS). As ações reforçam o Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“O Planapo tem o objetivo de articular e implementar programas e ações para transição agroecológica, da produção orgânica e de base agroecológica. A ideia é contribuir para o desenvolvimento sustentável”, pontua o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Onaur Ruano. “A Feira é uma grande aliada porque possibilita às empresas e aos visitantes ter acesso à oferta de alimentos saudáveis e ao uso sustentável dos recursos naturais”, acrescenta.
O MDA também apoia a participação de seis empreendimentos que estarão no espaço do governo do Rio Grande do Sul.
Participação da Agricultura Familiar
Paralelamente a Bio Brazil Fair, acontece a Natural Tech, com produtos naturais para nutrição, beleza e saúde. O Projeto Talentos do Brasil estará presente com 13 empreendimentos em um estande de 114 m². No dia 4 de junho, será lançada a coleção Copa do Mundo. As peças representam a cultura brasileira e foram confeccionados 130 novos produtos por agricultoras familiares, dentro do conceito de moda sustentável.
O projeto Talentos do Brasil une agricultoras-artesãs de nove estados brasileiros, estruturadas em 13 grupos produtivos, com mais de duas mil artesãs, em sua maioria mulheres, organizadas e qualificadas em comunidades rurais. Criado em 2005, pelo MDA, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar, em parceria com o Sebrae e a Agência de Cooperação Alemã, GTZ.
Fórum Internacional
Na quarta-feira (4), às 15h, acontece a abertura do Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável. O coordenador de Formação da SAF/MDA e secretário executivo da Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (Ciapo), Cássio Trovatto, apresenta o tema “Quais avanços podemos esperar para o setor orgânico com a implementação do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica”.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















