Economia e Emprego
Brasil e China buscam comércio bilateral de serviços
Comércio Exterior
Os governos do Brasil e da China vão trabalhar em um Memorando de Entendimentos que busca o incremento do comércio bilateral de serviços, como transporte de cargas e logística, por exemplo.
Também está prevista a troca de experiências quanto à capacitação de trabalhadores do setor privado visando a qualidade no atendimento ao consumidor.
A ideia do projeto foi estabelecida no último fim de semana (31 de maior e 1º de junho), durante a Reunião Bilateral Brasil-China sobre Comércio Exterior de Serviços, realizada em Beijing (CHI), no Ministério do Comércio da República Popular da China (MOFCOM).
O Brasil foi representado pelo secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Humberto Ribeiro.
"Brasil e China são parceiros comerciais de grande peso na economia global de bens e mercadorias, com corrente de comércio da ordem de US$ 75 bilhões ao ano. Porém, o setor de serviços contribui ainda de forma subsidiária na relação entre os dois países, com volume de menos de US$ 700 milhões em 2013", destacou Humberto Ribeiro.
De acordo com o secretário, os setores com potencial de maior crescimento nas trocas comerciais são de serviços esportivos, de TI, audiovisuais, turismo, outsourcing, e de P&D. O memorando pressupõe a participação do setor privado de ambos os países em grupos focais específicos para cada segmento.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exeterior
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















