Economia e Emprego
Brasil zera Imposto de Importação do trigo até 15 de agosto para enfrentar entressafra no Mercosul
ALIMENTOS
A Câmara de Comércio Exterior (Camex), presidida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), aprovou a redução do Imposto de Importação do trigo de 10% para 0%. A medida entrou em vigor nesta terça-feira (24), com a publicação da Resolução Camex n°42 no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o ministério, a medida foi tomada após uma consulta extraordinária ao Conselho de Ministros e visa garantir o abastecimento no mercado brasileiro, tendo em vista que os países do Mercosul estão em período de entressafra.
A importação do produto - classificado no código 1001.99.00 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) - terá alíquota reduzida até 15 de agosto deste ano. A compra externa com alíquota zero está limitada à cota de um milhão de toneladas. A redução tarifária foi aplicada por meio da inclusão do produto na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (Letec).
Ainda de acordo com o ministério, na última reunião, realizada no dia 22 de maio, a Camex já havia divulgado uma nota informando que iria avaliar a possibilidade de reduzir a alíquota do Imposto de Importação do trigo para uma cota específica e por prazo limitado, tendo em vista os efeitos da sazonalidade da safra.
Fonte: Portal Brasil com informações do Mdic
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















