Economia e Emprego
Crédito Fundiário auxilia no crescimento do Agricultor
Agricultura familiar
Em 2008, o agricultor familiar Marcos Antônio Arnold viu no Crédito Fundiário a oportunidade de realizar seu maior sonho, que era ter sua própria terra.
Sua propriedade está localizada em Campo das Flores, no município de Imbuia (SC). “Ter meu pedacinho de chão foi o melhor que me ocorreu nesses últimos anos”, afirma o agricultor.
Por anos, Marcos e sua esposa Elenice trabalharam na terra arrendada, deixando com o proprietário boa parte do ganho alcançado com a roça de cebola.
Hoje, o lucro obtido com a comercialização da cebola e do leite permitiu ao casal construir uma bela casa, comprar um carro bom e até um trator.
“Nossa vida melhorou muito. Acho que 100%! Antes nosso lucro era pouco, agora temos mais condição, podemos nos programar e ter mais coisas. Pagamos a terra com satisfação, pois estamos investindo no que é nosso”, diz orgulhoso o beneficiário.
Programa Nacional de Crédito Fundiário
Criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa Nacional de Crédito Fundiário é uma política complementar à reforma agrária, pois permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação.
A iniciativa, gerida pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), atende agricultores familiares sem terra ou com pouca terra, principalmente jovens rurais.
Além da terra, o PNCF permite ao agricultor construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. Desde sua implantação, há dez anos, já beneficiou mais de 137 mil famílias, sendo 11,2 mil só em Santa Catarina.
Possui três linhas de financiamento - com juros que variam de 0,5% a 2% e assistência técnica de cinco anos – e selos adicionais para jovens, negros não quilombolas, mulheres e para projetos ambientais, sendo uma importante alternativa para agricultores familiares, principalmente para a juventude.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















