Economia e Emprego
Estatais assinam termo referente à conduta responsável
Governança
Cerimônia de assinatura do termo de diretrizes foi realizada durante a Jornada Internacional do Ministério da Fazenda
Representantes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, de Itaipu e da Eletrobrás assinaram, nesta segunda-feira (09/6), um termo de compromisso relativo às diretrizes de conduta empresarial para multinacionais recomendadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O termo foi elaborado pela Secretaria de Assuntos Internacionais (SAIN) e traz as recomendações sobre conduta empresarial responsável e estabelecem parâmetros básicos para multinacionais em áreas como trabalhista, ambiental, tributária, direitos humanos, entre outras.
A cerimônia de oficialização do termo de diretrizes foi realizada durante a Jornada Internacional do Ministério da Fazenda. O evento foi organizado para comemorar os 43 anos da SAIN do Ministério da Fazenda.
Para o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Cozendey, é importante que as empresas estatais com atuação internacional assumam um compromisso com essas diretrizes da OCDE.
“Trata-se da imagem do país e de suas empresas”, disse. “Embora o Brasil não seja membro da OCDE, o país tem atuado dentro da organização, ao participar de comitês”, complementou Cozendey.
Durante o evento, o secretário falou também sobre outros projetos que vêm recebendo o apoio da SAIN, como o Banco dos Brics e o Banco do Sul. “São novas áreas de cooperação internacional, que irão demandar bastante da secretaria”, afirmou.
Fonte:
Ministério da Fazenda
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















