Economia e Emprego
Ministério e Apex lançam diagnóstico do design brasileiro
Comércio exterior
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançaram o Diagnóstico do Design Brasileiro.
Segundo o gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil, Marco Lobo, "o documento será uma ferramenta de estratégia para aumentar as oportunidades competitivas para as empresas brasileiras no mercado internacional. E, consequentemente, contribuirá para o aumento das exportações brasileiras".
O objetivo do estudo é criar uma referência em design para o desenvolvimento da indústria e fornecer subsídios para a elaboração de uma política pública de design, no país. O documento foi apresentado para nove setores da indústria brasileira:
- Máquinas e equipamentos;
- Médico-odonto-hospitalar;
- Higiene pessoal,
- Perfumaria e cosméticos;
- Mobiliário;
- Embalagem para alimentos;
- Calçados; têxtil e confecção; e
- Cerâmica de revestimento e audiovisual.
Diagnóstico do Design Brasileiro
Atualmente, o design é considerado um elo importante entre indústria e mercado por influenciar, diretamente, no desenvolvimento de produtos percebidos como de qualidade e com desempenho superior.
O estudo, realizado pelo Centro Brasil Design, teve por base pesquisas feitas num período de oito meses, com mais de trezentas empresas brasileiras. Foi avaliada a compreensão do design nos setores industriais e de serviços.
Também houve uma análise de dados do design no Brasil e das variáveis que impactam no ambiente de negócios. Além disso, especialistas apresentaram os cenários para o futuro do design no país até 2020, com visões conservadoras, moderadas e otimistas.
O trabalho também apresenta indicadores, referências internacionais e contribuições de especialistas e formadores de opinião. "O estudo é uma ferramenta valiosa para a orientação estratégica das políticas de promoção do design, assim como um condutor de competitividade da indústria nacional", observa Beatriz Martins Carneiro, coordenadora-geral de Análise da Competitividade e Desenvolvimento Sustável do MDIC.
"Ele apresenta um levantamento do estado da arte do design brasileiro, trazendo informações atualizadas e inéditas, com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a área e mapear as necessidades de fomento e outras medidas necessárias à expansão do setor", complementa Carneiro.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















