Economia e Emprego
Comércio no entorno do Maracanã é fiscalizado para a Copa
Mundial
O Procon-RJ vistoriou, na terça-feira (3), 30 estabelecimentos localizados no entorno do Estádio do Maracanã e na Avenida 28 de Setembro e descartou 96 quilos de alimentos vencidos e 170 litros de chope impróprio para o consumo.
A ação faz parte da Operação Camisa 10, que visa a proteger o consumidor e tem foco em estabelecimentos e serviços nos locais beneficiados com a Copa.
Ao todo, 11 estabelecimentos foram autuados por apresentar irregularidades nos produtos e serviços oferecidos ao consumidor. Os agentes encontraram massas, carnes, chocolate e queijos vencidos, além da ausência do Código de Defesa do Consumidor e ausência do Disque Procon 151.
Mas, o que mais chamou a atenção da fiscalização foi a quantidade de chope vencido. Para o diretor de fiscalização do Procon-RJ, Fábio Domingos, o chope vai ser bastante consumido durante os jogos da Copa do Mundo, e é inadimissível encontrar 170 litros de chope vencido pronto para ser vendido.
"Nós estamos encontrando muito chope vencido. É um produto que, certamente, vai ser muito consumido no período. Independente disso, ele [chope] não pode ser servido vencido. Então, esses restaurantes estão sendo multados. Nós estamos em um período onde vários consumidores, do país e do mundo, estão no Rio de Janeiro, e esses restaurantes tinham que primar pela qualidade", explicou Domingos.
De acordo com Fábio Domingos, os fiscais que trabalham na Operação Camisa 10 têm percebido que alguns restaurantes, autuados em operações anteriores, estão oferecendo mais qualidade no atendimento, mas muitos ainda não oferecem o padrão ideal de atendimento ao consumidor.
"O atendimento, o produto e o serviço ofertado com qualidade ao consumidor fazem com que esse consumidor faça até propaganda do estabelecimento. Por isso, é importante que ocorram melhorias. Agora, durante a Copa do Mundo, é a imagem do Rio de Janeiro, a imagem do estabelecimento que está em jogo. O Procon-RJ orienta que todos os alimentos estejam etiquetados com a data de validade, que deve ser respeitada. Os alimentos vencidos têm que ser jogados fora. Aqueles que não seguem as orientações, serão multados", enfatizou Domingos.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















