Economia e Emprego
Carbamato de etila terá limite fiscalizado
Bebidas
Foi delimitado, na última segunda-feira (11), o limite de 210 microgramas por litro de carbamato de etila em aguardente de cana.
A decisão foi tomada após consulta pública, que ocorreu entre maio e junho deste ano. A medida foi oficializada por meio da Instrução Normativa nº 28, publicada no Diário Oficial da União.
O Projeto de Instrução Normativa teve como fundamentação técnico-científico o resultado do Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade da Cachaça e Aguardente de Cana (PNM-Cachaça) e o trabalho de avaliação de risco sobre a exposição da população brasileira ao carbamato de etila em bebidas alcoólicas.
Punições
Agora, as empresas produtoras de cachaça que descumprirem a norma serão autuadas. “A fiscalização será feita por meio de coleta de amostras das bebidas e envio aos laboratórios. Caso o produto analisado esteja fora do padrão, a empresa responsável será multada.
Adicionalmente, a depender de outras circunstâncias, também poderão ser aplicadas sanções de cancelamento de registro, inutilização de produto, entre outras”, afirmou Marlos Vicenzi, chefe da Divisão de Bebidas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A fiscalização é feita em estabelecimentos produtores ou no comércio.
Carbamato de etila
Presente em diversos alimentos e bebidas, o carbamato de etila é formado no processo de fermentação. Na aguardente de cana, os níveis deste componente dependem das variáveis do processo tecnológico de produção e para seu controle recomenda-se a aplicação de programas de boas práticas de qualidade.
Para os pequenos e médios produtores, o Sebrae desenvolveu uma solução que envolve treinamento e consultoria para a aplicação de boas práticas de produção no campo e na indústria.
O Sebrae apoia os pequenos negócios, por meio do SebraeTec, assumindo 80% dos custos da aplicação dessa solução e a realização das análises do produto junto aos laboratórios para medir o carbamato de etila e outros componentes.
Para mais informações sobre a solução de Boas Práticas de Qualidade na Produção de Cachaça, procure o Sebrae do seu estado, ligue 0800 570 0800 ou acesse a página da instituição na internet.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















