Economia e Emprego
Consumo das famílias sobe 0,3% no 2º trimestre de 2014, diz IBGE
ATIVIDADE ECONÔMICA
O consumo das famílias subiu 0,3% no segundo trimestre deste ano, em relação ao primeiro trimestre. Na comparação com o segundo trimestre de 2013, o consumo das famílias apresentou alta de 1,2%. Os dados fazem parte da pesquisa Contas Nacionais Trimestrais, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (29).
Esse é o 43º avanço consecutivo do indicador. O resultado do segundo trimestre é melhor que a taxa de -0,2% registrada no início deste ano, em relação ao último trimestre do ano passado.
Já o consumo do governo caiu 0,7% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre deste ano. Na comparação com o segundo trimestre de 2013, o consumo do governo registrou alta de 0,9%.
Segundo os dados divulgados hoje, as famílias representam a maior parcela do PIB, com R$ 799,4 bilhões. No conjunto dos bens e serviços produzidos em todo o ano de 2013, o consumo das famílias somou R$ 3,033 trilhões.
"Continuamos com crescimento do poder de compra das famílias, com aumento de emprego e com aumento de salários reais. Por outro lado, o crédito para as famílias já está mais ou menos estável e temos a inflação, que, se for comparada à do mesmo trimestre do ano passado, está um pouco mais alta. Também houve alta na taxa de juros nesse periodo, e tudo isso afeta negativamente o consumo das famílias", disse a gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca de La Rocque
Fonte: Portal Brasil com informações da Agência Brasil e do IBGE
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















