Economia e Emprego
Chamada pública vai apoiar mulheres na produção agroecológica
Chamamento público
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está lançando uma chamada pública para apoiar mulheres que atuam na área de produção agroecológica.
A chamada financiará três modalidades de projetos de custeio (onde são realizadas atividades e não há aquisição de bens), todas voltadas à produção agroecológica. Para participar é necessário ser agricultora familiar, assentada da reforma agrária, extrativista, quilombola, pescadora artesanal, aquicultora familiar ou indígena.
As três modalidades contempladas na chamada são: Apoio a Redes de Organização Produtiva; Apoio a Grupos Produtivos de Mulheres e Apoio a Feiras e /ou Mostras de Economia Feminista e Solidária. A prioridade são os 120 territórios da cidadania, mas grupos produtivos formados por mulheres rurais de todo o País podem se beneficiar.
Saiba mais sobre as modalidades:
Redes de Organização Produtiva - se destina a grupos de mulheres rurais articulados em redes produtivas. Pretende incentivar a criação de novas redes e fortalecer as já existentes, por meio de formação e capacitação em políticas públicas, gênero e feminismo, além do estímulo e fortalecimento da produção e comercialização. Essa modalidade tem âmbito regional ou nacional e deve beneficiar, no mínimo, 300 mulheres.
Grupos Produtivos de Mulheres - tem como objetivo o fortalecimento da organização produtiva de grupos de mulheres rurais, em âmbito territorial ou regional, com ações de mobilização, orientação sobre a formalização das atividades, comercialização (mercados locais, Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar) e gestão econômica da produção. Serão beneficiadas nessa modalidade, no mínimo, 150 mulheres.
Feiras e /ou Mostras de Economia Feminista e Solidária - pretende promover a realização de Feiras e/ou Mostras da Economia Feminista e Solidária, no âmbito estadual ou regional, visando divulgar e comercializar os produtos das agricultoras familiares.
Acesse o edital.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















