Economia e Emprego
Em junho, produção industrial recua em 11 locais
Indústria
Na passagem de maio para junho deste ano, a produção industrial caiu em 11 dos 14 locais pesquisados, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação entre junho deste ano com o mesmo período de 2013, 12, dos 15 locais pesquisados, apresentaram queda na produção. Neste caso, são considerados 15 locais, pois o Mato Grosso é incluído na análise.
No acumulado do ano, dez locais registram queda. Em 12 meses, a produção recuou em cinco locais.
Junho X Maio
Entre maio e junho deste ano, de acordo com o IBGE, as principais quedas foram registradas nos estados do Amazonas (-9,3%), Paraná (-7,5%), de Pernambuco (-7,4%) e do Ceará (-5,4%).
Outros locais que tiveram recuo mais intenso do que a média nacional (-1,4%) foram a Região Nordeste (-4,4%), Santa Catarina (-4%), Rio Grande do Sul (-2,3%), Pará (-2%) e Minas Gerais (-1,7%). Completam a lista dos locais com queda na produção industrial, os estados da Bahia (-1,1%) e de São Paulo (-1%).
Do total, três estados tiveram comportamento diferente da média nacional e apresentaram variações positivas da produção industrial: Rio de Janeiro (5,4%), Espírito Santo (3,5%) e Goiás (0,4%).
Panorama
No segundo trimestre deste ano, o setor industrial recuou 5,4%. No primeiro trimestre de 2014, houve crescimento de 0,4%.
Em relação à taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses, houve recuo de 0,6% em junho de 2014.
Fonte:
IBGE
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















