Economia e Emprego
Emissão de Carteira de Trabalho a estrangeiro cresce no Ceará
Mercado de trabalho
Entre janeiro e julho deste ano, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE/CE) emitiu 742 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para estrangeiros. Em 2013, foram emitidas 371 carteiras.
Esse resultado representa uma aumento de 100%. A Coreia do Sul lidera o ranking das nacionalidades com 452 carteiras emitidas, seguida por Portugal com 61 e Itália com 39.
De acordo com o superintendente do Trabalho e Emprego no Ceará, Francisco Ibiapina, o aumento na emissão de CTPS para trabalhadores sul-coreanos “guarda relação com a Companhia Siderúrgica do Pecém”, empreendimento que está sendo construído pela empresa brasileira Vale em associação com as empresas sul-coreanas Dongkuk e Posco.
Estrangeiro
A emissão de CTPS para estrangeiros com estada legal no País é realizada nas sedes das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs). Para obter o documento o trabalhador (ou representante legal) deve apresentar os originais e cópias dos documentos exigidos conforme a modalidade da estada que pode ser:
- Permanente;
- Com base em filhos ou cônjuge brasileiros;
- Asilado;
- Temporário;
- Provisório/anistiado;
- Refugiado;
- Solicitante de refúgio;
- Solicitante de renovação de CTPS que ainda dependente da concessão de refúgio;
- Fronteiriço;
- Acordo Brasil/Mercosul;
- Dependente de pessoal diplomático;
- Tratado de cooperação Brasil/Portugal;
Confira mais detalhes sobre emissão de CTPS a estrangeiro:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















