Economia e Emprego
Relação de Informações Sociais aponta crescimento do emprego em Pernambuco
RAIS 2013
Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais/2013) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na semana passada, apontam que Pernambuco (PE) está entre os estados nordestinos com melhor desempenho na geração de empregos em 2013. Segundo o referido Banco de Dados o emprego formal no estado pernambucano cresceu 3,77% o que corresponde, em números absolutos, a 63,8 mil novos postos de trabalho em relação ao ano de 2012.
No estoque de empregos destacam-se os setores de Serviços Industriais de Utilidade Pública, que registrou aumento de 9,92%, equivalente a 1,8 mil postos de trabalho; Administração Pública, com 6,44% (24,6 mil), e serviços, com 5,33% (29,6 mil). O único setor que apresentou balanço negativo foi o da Construção Civil (-2,6 mil), com uma queda de 1,75%.
A Rais/2013 também identificou que o rendimento real médio do trabalhador pernambucano aumentou 2,99% em relação a dezembro de 2012. O resultado dos aumentos nas remunerações recebidas pelos homens é de (3,40%), e pelas mulheres, (2,46%).
Rais/MTE
É um banco de dados com informações prestadas pelas empresas sobre as admissões e demissões ocorridas e apresentadas ao MTE a cada mês. A Rais subsidia o FGTS e à Previdência Social com suas informações, permite o controle da nacionalização da mão-de-obra e auxilia na definição das políticas de formação de mão-de-obra; gerando estatísticas sobre o mercado de trabalho formal.
Suas informações referem-se aos empregados celetistas, estatutários, avulsos, temporários, dentre outros, colhendo dados da remuneração, grau de instrução, ocupação e nacionalidade, além de dados dos estabelecimentos relativos à atividade econômica e área geográfica.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















