Economia e Emprego
Agência-barco Ilha do Marajó já atendeu 9 mil pessoas
Atendimento ao cidadão
Ao todo, nove mil atendimentos já foram realizados no Pará pela agência-barco Ilha do Marajó, informou nesta sexta-feira (12) a Caixa Econômica Federal.
A agência flutuante foi inaugurada em janeiro deste ano e atende uma região que possui, aproximadamente, 348 mil habitantes.
A maioria da população local vive da pesca e de benefícios sociais e, antes da agência móvel, os cidadãos tinham que viajar quando precisavam de algum serviço bancário.
O percurso realizado pelo posto de atendimento móvel começa em Belém e permanece em média dois dias em cada localidade. O horário de funcionamento é o mesmo das agências (das 10h às 16h).
A unidade móvel disponibiliza todos os produtos disponíveis pela Caixa, exceto aqueles que envolvem numerário. No posto de atendimento flutuante, é possível realizar cadastramento de benefícios sociais e de senhas, consultar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), solicitar empréstimos, entre outras demandas.
Um dos serviços de destaque é a abertura de contas. Até o momento, foram abertas cerca de 1.100 contas bancárias (caderneta de poupança ou conta corrente).
Segundo o gerente do barco, Ronaldo Silva Gomes, “o fato do cidadão não precisar mais viajar para realizar algum serviço bancário contribui para o desenvolvimento socioeconômico local, pois o dinheiro passa a circular mais no município. “Antes o morador gastava com a passagem e acabava consumindo na outra cidade”, analisou.
Parcerias
A agência-barco da Caixa também viabiliza o suporte a ações de promoção à saúde, educação e de proteção ambiental e de cidadania. Dentro da Agência móvel funciona um Juizado Especial Itinerante que funciona em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
Outro parceiro da CAIXA é a Secretaria de Políticas para as Mulheres, que atua na promoção de programas de enfrentamento à violência contra as mulheres.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















