Economia e Emprego
Banco Central mantém taxa básica de juros em 11% ao ano
MERCADO FINANCEIRO
O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), informou nesta quarta-feira (3) que manteve a taxa básica de juros da economia brasileira em 11% ao ano, confirmando a expectativa da maioria dos analistas do mercado financeiro, consultados semanalmente pela instituição, por meio da pesquisa Focus.
“Avaliando a evolução do cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 11,00% ao ano, sem viés”, informou o banco.
Ainda de acordo com o comunicado do BC, votaram por essa decisão os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques.
A reunião começou na terça-feira (2), quando os chefes de departamento do BC analisam aconjuntura nacional e o panorama da economia internacional. Na quinta-feira da próxima semana, o BC divulgará a ata da reunião, com as explicações sobre a decisão.
Neste ano, a Selic subiu em janeiro, fevereiro e abril, passando de 10,75% ao ano para 11% ao ano. Nas reuniões de maio e julho, foi mantida no atual patamar. Como o comitê realiza oito reuniões por ano, serão faltam mais dois encontros, em outubro e dezembro, até o final do ano.
A taxa de juros é um dos instrumentos financeiros utilizados pelo governo para manter a inflação no dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O centro dessa meta é 4,5%, com limite de variação de dois pontos percentuais para baixo ou para cima (6,5%).
Fonte: Portal Brasil com informações do Banco Central
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















