Economia e Emprego
Encontro reúne agricultores familiares em Mossoró (RN)
Agricultura familiar
Cerca de 400 agricultores familiares, representando todo o Rio Grande do Norte, participam nesta sexta-feira (26), em Mossoró, do 7º Encontro da Agricultura Familiar do Estado. O evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) faz parte da programação da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit 2014), que reúne fruticultores, representantes comerciais e exportadores.
O secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Almeida, abrirá o encontro com a apresentação do Plano Safra para a Agricultura Familiar 2014/2015 e, em seguida, promoverá um debate sobre Ano Internacional da Agricultura Familiar.
À tarde, painéis permitirão aos agricultores conhecer projetos e debater propostas para o desenvolvimento sustentável, a convivência com o semiárido e a comercialização de produtos. Entre os temas estão: a Captação e Gestão do Uso da Água, o Cultivo da Palma Forrageira Adensada e Irrigada e a Produção Consorciada de Peixes com Fruteiras.
O delegado federal do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo da Costa Sobrinho, ressaltou a importância da Expofruit para o fortalecimento da agricultura familiar. “Os agricultores têm a oportunidade de participar de rodadas de negócios e comercializar a produção. O esforço do MDA para levar mais conhecimento e oportunidades está estimulando a inclusão produtiva desses agricultores no mercado”, explicou.
Expofruit 2014
A Expofruit 2014 vai até 26 de setembro, no Campus da Universidade Federal Rural do Semiárido, em Mossoró (RN). São 300 estandes e 180 empresas expositoras, das quais 70 são do mercado exterior. A expectativa dos organizadores é que sejam movimentados mais de R$ 20 milhões em negócios.
A Feira é realizada por meio de uma parceria entre o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) e a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) com o apoio do governo federal.
Ela reúne delegações da França, Itália, Alemanha, Espanha, Holanda, República Tcheca, Bélgica, Noruega, Estados Unidos da América e Rússia, que são os principais países que compõem o mercado de exportação do Rio Grande do Norte.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















