Economia e Emprego
Exposição agropecuária terá rigoroso controle sanitário
Fiscalização
Uma rigorosa inspeção sanitária será realizada nos animais que irão participar da 58ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema 2014), informou, na segunda-feira (1º), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Neste ano, a Expoema terá como slogan “Maranhão livre da aftosa”. O evento será realizado entre os dias 6 e 14 de setembro, no Parque Independência, em São Luís (MA), e a abertura oficial está marcada para o dia 7 de setembro, às 17h.
A fiscalização vai começar na quarta-feira (3) e será efetuada por uma equipe de veterinários da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão.
Os criadores que inscreveram seus animais - bovinos, ovinos, caprinos, equinos e bubalinos (búfalos) - para participarem da programação ou para serem comercializados na Expoema deverão apresentá-los aos fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), com a documentação sanitária e fiscal exigida para cada espécie.
Para os bovinos, por exemplo, durante a inspeção sanitária dos animais que confirmará a inexistência de sintomas de qualquer enfermidade, serão exigidos os comprovantes de vacinação obrigatória, como a de febre aftosa. O Maranhão possuí rebanho bovino superior a 7 milhões de cabeças, estando entre os maiores produtores do país.
Os ovinos e caprinos passarão por exame clínico específico. No caso dos equinos, será feita a conferência da documentação para determinar se realmente pertencem aos animais examinados.
Também será exigido o atestado de vacinação. Os produtores têm, ainda, a obrigatoriedade de apresentar a Guia de Trânsito Animal (GTA) atualizada para transporte dos seus animais.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















