Economia e Emprego
MDA seleciona projetos para a inclusão produtiva
Mulheres rurais
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) selecionou para análise final 19 projetos de grupos formados por mulheres rurais, todos voltados ao fortalecimento da produção agroecológica e à inclusão produtiva das trabalhadoras.
Os projetos foram selecionados de um total de 62 propostas que participaram do Chamamento Público de Apoio à Organização Produtiva de Mulheres Rurais nº 1/2014, publicado no dia 1º de agosto.
A coordenadora-geral de organização produtiva e comercialização da Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, Renata Leite, explica a importância deste tipo de instrumento na promoção da autonomia econômica das trabalhadoras rurais. “Por meio dos chamamentos e chamadas públicas estimulamos a articulação das mulheres em grupos e organizações produtivas e incentivamos as trocas de informações, conhecimentos técnicos e culturais, além de experiências relacionadas aos processos de gestão e comercialização”.
Projetos financiados concorreram em três modalidades
Apoio a Redes de Organização Produtiva: se destina a grupos de mulheres rurais articulados em redes produtivas. Irá incentivar a criação de novas redes e fortalecer as redes existentes por meio de formação e capacitação em políticas públicas, gênero e feminismo, além do estímulo e fortalecimento da produção e comercialização. Essa modalidade tem âmbito regional ou nacional e deve beneficiar, no mínimo, 300 mulheres.
Apoio a Grupos Produtivos de Mulheres: tem como objetivo o fortalecimento da organização produtiva de grupos de mulheres rurais, em âmbito territorial ou regional, com ações de mobilização, orientação sobre a formalização das atividades, comercialização (mercados locais, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e gestão econômica da produção). Serão beneficiadas nessa modalidade, no mínimo, 150 mulheres.
Apoio a Feiras e /ou Mostras de Economia Feminista e Solidária: irá promover a realização de Feiras e/ou Mostras da Economia Feminista e Solidária, no âmbito estadual ou regional, visando divulgar e comercializar os produtos das agricultoras familiares.
Ainda cabe recurso para os 43 projetos desclassificados nesta etapa. O prazo é de cinco dias uteis, a partir da data de publicação, dia 12 de setembro. O resultado com a lista dos projetos em análise e aqueles desclassificados está disponível do site do MDA.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















