Economia e Emprego
Ministério lança normas para Produção Integrada do Tabaco
Expointer
As Normas Técnicas Específicas para a Produção Integrada (PI) do Tabaco serão lançadas nesta quinta-feira (04), na Casa da Embrapa, na Expointer 2014, que está sendo realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul. O lançamento tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O Sistema de Produção Integrada é uma maneira de produzir alimentos seguros para o consumo, com menor impacto ambiental, maior responsabilidade social e rastreabilidade garantida.
A Instrução Normativa (IN 27) que regulamenta a PI do Tabaco foi publicada no Diário Oficial da União do dia 8 de agosto de 2014. O PI-Brasil é desenvolvido pela Coordenação de Produção Integrada da Cadeia Agrícola do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CPIA/DEPROS/SDC/Mapa).
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de tabaco e líder em exportações desde 1993, em função da qualidade e integridade do produto. Segundo dados do Sinditabaco, em 2013, o produto representou 1,35% do total das exportações brasileiras, exportando para 102 países, com US$ 3,27 bilhões embarcados, alcançando 627 mil toneladas.
O volume total produzido chegou a 706 mil toneladas, sendo que 50% foram produzidos no Rio Grande do Sul, 30% em Santa Catarina e 20% no Paraná, gerando cerca de 30 mil empregos diretos nas empresas do setor instaladas na região Sul do País.
Atualmente, no Brasil, já são 18 frutas que possuem normas de PI publicadas - abacaxi, banana, caqui, caju, coco, limão, laranja, tangerina, figo, goiaba, maçã, mamão, manga, maracujá, melão, morango, pêssego e uva - que podem ser certificadas se o produtor seguir todas as etapas corretas do Sistema de Produção Integrada. A batata e o café já podem ser certificados, após cursos de auditores e de responsáveis técnicos. E agora, os produtores que aderirem à PI do Tabaco, também poderão certificar o produto.
O Sistema de Produção Integrada é uma maneira de produzir alimentos seguros para o consumo, com menor impacto ambiental, maior responsabilidade social e rastreabilidade garantida.
Fórum sobre bem-estar animal
O III Fórum Internacional de Sanidade e Bem-Estar Animal, que tem como tema principal “Bem-estar animal versus produção animal”, será realizado nesta quinta-feira (4), também durante a 37ª Expointer.
No evento, serão discutidos assuntos como as boas práticas de manejo e o impacto na produção animal; bem-estar animal no manejo pré-abate e perdas econômicas; bem-estar animal e qualidade do produto; bem-estar animal, meio ambiente e preservação do bioma pampa, entre outros. Participarão das mesas de debate zootecnistas e médicos veterinários.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















