Economia e Emprego
Ministro destaca potencial do País para ampliar captação de pescados
Atividade pesqueira
O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, participou na última terça-feira (2) da abertura do Aquaciência 2014, evento que reúne os principais agentes da aquicultura nacional na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
Em discurso, o ministro destacou o potencial do Brasil para se tornar um dos maiores produtores de pescado do mundo: “Temos mais de 8,5 mil quilômetros de costa, 12% da água doce mundial e cerca de 1.000 reservatórios de águas da União incluindo de hidrelétricas em nosso território. Se utilizarmos 0,5% da lâmina de água disponível, podemos alcançar só com a aquicultura uma produção de 20 milhões de toneladas de pescado/ano. Ou seja, uma produtividade 10 vezes maior do que temos atualmente em todo o setor.”
Semana da Pesca
Nesta semana, Eduardo Lopes também esteve presente na abertura da Semana do Peixe, no estado do Rio de Janeiro. A campanha estimula o consumo e a produção de pescado no País e tem programação em todos estados da federação e no Distrito Federal.Em 2014 ocorre nas duas primeiras semanas de setembro e serve de “âncora” para o aumento do consumo no segundo semestre. No primeiro, a Semana Santa tradicionalmente impulsiona as vendas.
De acordo com o MPA, apenas entre 2012 e 2013 o consumo nacional de pescado cresceu 25% e, na última década, mais de 100%. O ministério tem acordo com o Serviço Social da Indústria (SESI) , através do projeto Cozinha Brasil, para treinar merendeiras e cozinheiras para aumentar a presença do pescado na alimentação escolar.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















