Economia e Emprego
Participantes do Ecoforte podem recorrer de resultado
Apresentação de recursos
O resultado preliminar do Edital de Seleção Pública nº 2014/005 – Redes Ecoforte foi publicado dia 16 de setembro. As entidades proponentes podem apresentar recursos até às 18h do dia 24 de setembro, exclusivamente pelo e-mail chamadaspublicas@fbb.org.br, preenchendo a lacuna “assunto” com o nome e o número do edital.
Nesta primeira etapa, o programa vai destinar R$ 25 milhões em investimentos sociais. A análise dos projetos e posterior contratação obedecerão à classificação decrescente por pontuação, conforme determina o item 9.11 “a” e “b” do Edital Redes Ecoforte 2014/005.
Os proponentes devem ser associações sem fins lucrativos, fundações de direito privado ou cooperativas, na condição de representantes de redes de agroecologia. Eles precisam comprovar que existem há, pelo menos, três anos e apresentar projeto no valor de até R$ 1,25 milhão.
Os recursos financeiros são não reembolsáveis, mas a organização precisa apresentar uma contrapartida de, no mínimo, 2% do valor total do projeto.
Redes Ecoforte
O governo federal lançou o programa no dia 14 de março, em Brasília (DF), o edital do Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica (Ecoforte). Investimentos serão para a promoção da produção sustentável em todo o País, como na intensificação das práticas de manejo e de sistemas produtivos orgânicos de base agroecológica.
Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, o programa vem com uma proposta diferente, que garante a produção de alimentos ao mesmo tempo em que preserva o meio ambiente. “Esse programa dá a oportunidade de produzir respeitando a terra, cuidando dos recursos ambientais, ao mesmo tempo em que dá autonomia para as pessoas viverem com dignidade, ganhando o seu sustento e oferecendo um produto que leva vida”, explicou.
O Ecoforte integra o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Brasil Agroecológico) do governo federal e prevê a comercialização dos produtos das redes, cooperativas e associações de pequenos produtores, aumentando a renda familiar dos participantes e possibilitando, assim, a inclusão socioprodutiva desse público.
Fonte:
Portal Brasil com informações da
Secretaria-Geral da Presidência da República
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















