Economia e Emprego
Terminal pesqueiro de Manaus terá uma fábrica de gelo
Termo de Cooperação
Um termo de Cooperação com vistas à aquisição e instalação de uma Fábrica de Gelo para o Terminal Pesqueiro Público de Manaus será assinado na próxima sexta-feira (19) de setembro, em Manaus (AM). O termo será firmado entre a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e a Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Amazonas (SFPA/AM) e a cerimônia contará com a presença dos superintendentes Djalma Mello e Raimundo Nonato Costa, respectivamente.
A fábrica de gelo, no valor de cerca de R$1,5 milhão que será descentralizado pela Sudam, terá capacidade de 60 toneladas/dia e tem a previsão de ser inaugurada em maio de 2015. O Terminal Pesqueiro Público de Manaus é o principal centro de desembarque e comercialização de pescado do Amazonas, possuindo uma estrutura para construção de câmaras frigoríficas, fábricas de gelo e uma balsa flutuante para a atracação de embarcações de pesca.
A pesca é uma das atividades de mais importância social e econômica para o Estado, movimentando uma cadeia de cerca de R$4 bilhões ao ano, garantindo emprego e renda para aproximadamente 200 mil trabalhadores. A Produção anual estimada em pouco mais de 200 mil toneladas, segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
A frota pesqueira estadual, atualmente, conta com mais de 1.300 embarcações de pesca, registradas junto ao Ministério da Pesca, podendo chegar a 4 mil unidades, segundo dados da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura do Amazonas.
Durante o período da safra da pesca, mais de 100 embarcações comercializam a sua produção diariamente, nas dependências do Terminal, o que pode chegar a 600 toneladas/dia. Os investimentos na estruturação do terminal garantirão um espaço digno para os trabalhadores e a população em geral.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















