Economia e Emprego
Laboratório de Minas será capacitado contra a febre aftosa
Vacinas
O Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro/MG) está sendo capacitado para realizar o controle de vacinas contra febre aftosa, como estratégia para auxiliar o Lanagro do Rio Grande do Sul, e para ampliação da capacidade operacional da Rede Oficial de Laboratórios.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, essa estratégia é parte da política da Coordenação Geral de Apoio Laboratorial da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa), que estabelece a existência de pelo menos duas Unidades Laboratoriais com capacidade para executar uma mesma análise na Rede Oficial de Laboratórios.
O objetivo é que, durante uma eventual dificuldade operacional de um laboratório, exista outra unidade igualmente confiável e rastreável, para que não haja interrupção no serviço público oferecido.
O Lanagro/RS é o responsável por realizar o controle de 100% das vacinas anti-aftosa do País. Tais medicamentos são utilizados na imunização do rebanho bovino brasileiro em atendimento ao Plano Nacional de Erradicação de Febre Aftosa.
O controle de vacinas contra a doença, realizado por esse laboratório, foi pioneiro (2009) na obtenção da acreditação na norma ABNT NBR ISO 17.025/2005 junto ao Inmetro. Essa acreditação demonstra a competência, a qualidade e a rastreabilidade do processo de controle realizado nesse Laboratório.
Medicamento
A vacinação contra febre aftosa é compulsória no Brasil, a exceção do Estado de Santa Catarina, que é livre da doença, sem vacinação. Por isso, a garantia da qualidade do medicamento é ainda mais necessária. O governo testa 100% das vacinas produzidas destinadas à comercialização.
Dessa forma, o Ministério da Agricultura ressalta que o controle de vacinas contra febre aftosa continuará sendo realizado pelo Lanagro/RS, sendo este referência para este escopo de análise. Já o Lanagro/MG está sendo capacitado para realizar o mesmo procedimento em conjunto e em apoio ao Lanagro/RS.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















