Infraestrutura
MDA e Embrapa vão formar 4.060 agentes de assistência técnica
Produção sustentável
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) firmaram, nessa segunda-feira (13), uma parceria que visa a formação de 4.060 agentes de assistência técnica e extensão rural.
A expectativa é que cerca de 420 mil famílias de agricultores sejam beneficiadas. A execução das ações do projeto foi firmada em dois convênios, com investimento superior a R$ 9,2 milhões.
Os 4.060 técnicos formados passarão pelos três pilares estruturantes do programa:
- Oficinas de Concertação, que são fóruns de trabalho com participação de gestores e lideranças de assistência técnica rural;
- Eventos Temáticos, que consistem no compartilhamento e na organização de conhecimentos e tecnologias; e
- Cursos de Formação, direcionados prioritariamente aos agentes para que eles se atualizem tecnologicamente e metodologicamente.
Mato Grosso
Em Mato Grosso, será realizado, até sexta (17), o curso de formação de 21 agentes de assistência técnica e extensão rural. O foco da capacitação é na sustentabilidade da produção. Ao todo, mil famílias, de 17 municípios, serão beneficiadas. As aulas estão sendo ministradas na cidade de Pontes e Lacerda.
Confira quais municípios serão beneficiados:
- Cáceres;
- Chapada dos Guimarães;
- Cuiabá;
- Jangada;
- Nossa Senhora do Livramento;
- Poconé;
- Várzea Grande;
- Feliz Natal;
- Marcelândia;
- Lucas do Rio Verde;
- Nova Santa Helena;
- Nova Canaã do Norte;
- Nova Ubiratã;
- Peixoto de Azevedo;
- Sinop;
- Terra Nova do Norte; e
- Nova Monte Verde.
Piauí
No Piauí, assim como no Mato Grosso, está sendo ministrado o curso de assistência técnica e extensão rural com foco na sustentabilidade da produção.
O curso, que vai formar 30 agentes de Ater, será realizado até o próximo dia 17, no município de Picos. A expectativa é que 1,2 mil famílias, de 20 cidades, sejam beneficiadas.
Confira quais municípios serão beneficiados:
- Picos;
- Valença do Piauí;
- Jaicós;
- São José do Piauí;
- Pimenteiras;
- Itainópolis;
- Francisco Santos;
- Campo Grande do Piauí;
- Geminiano;
- Lagoa do Sítio;
- Aroeiras do Itaim;
- Aroazes;
- Paulistana;
- Acauã;
- Jacobina do Piauí;
- Betânia do Piauí;
- Queimada Nova;
- Curral Novo do Piauí;
- Massapê do Piauí; e
- Caridade do Piauí.
São Paulo
Nesta terça-feira (14), em Itapeva (SP), o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, assinou seis contratos relacionados a serviços de assistência técnica para 6,3 mil agricultores familiares de 54 municípios paulistas.
Ao todo, quatro contratos são voltados para a agroecologia e dois para promover a agricultura sustentável. O valor total do recurso destinado é de R$ 19,48 milhões.
Com esses seis acordos, o MDA totaliza um total de 10 contratos de assistência técnica no estado de São Paulo. Esse montante representa 7, 6 mil agricultores beneficiados e 50 organizações de agricultores familiares.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















