Economia e Emprego
Segundo leilão Pepro de trigo acontece nesta quinta (16)
Comércio
Na próxima quinta-feira (16), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá realizar o segundo leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) de trigo deste ano. A operação é referente ao apoio à comercialização de 160 mil toneladas da cultura e é voltada a produtores rurais e suas cooperativas do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O produto é da safra 2014/15.
A quantidade total a ser apoiada no Paraná, neste leilão, será de 150 mil t. Serão 140 mil t para Região 1 e 10 mil t para a Região 2. Mato Grosso e São Paulo receberão o apoio para 5 mil t, cada.
Os arrematantes deverão comprovar a venda e o escoamento do trigo nas condições definidas no Aviso Pepro Nº 173/14. O valor do prêmio é divulgado com dois dias de antecedência à realização do leilão, também no site da Conab.
No primeiro leilão do ano, realizado no dia 7 deste mês, foi negociado prêmio para venda e o escoamento de 68 mil t de trigo da safra 2014/15, o que representou 42% das 160 mil t previstas no Aviso 167.
Foram 65,5 mil t para o Paraná e 2,5 mil t para Mato Grosso do Sul. Em São Paulo onde não houve adquirentes.
Pepro
O Prêmio Equalizador Pago ao Produtor é uma operação cuja finalidade é incentivar o escoamento de um produto que se encontra em grande quantidade em uma região, com vistas a amenizar a pressão pela baixa dos preços.
Para isso, o governo federal paga um prêmio econômico aos arrematantes do leilão que comprovarem o escoamento, mediante documentos específicos, para as localidades determinadas em edital.
O produtor que participar da concorrência não pode exercer, cumulativamente, as atividades agrícola e industrial de processamento de laranja. Os interessados também devem se comprometer a cumprir com todas as regras e condições previstas na Portaria Interministerial nº 641 de 02/07/2014, no Regulamento Pepro nº 001/08.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















