Economia e Emprego
Centro de Suporte à Decisão é inaugurado no Rio de Janeiro
Construção de poços
O Centro de Suporte à Decisão (CSD) da Petrobras foi inaugurado nesta terça-feira (11), no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro.
Segundo a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, o novo centro garantirá a construção de poços mais seguros, com menos custo, além de promover maior integração entre as áreas operacionais da Petrobras e entre parceiros e fornecedores da companhia.
O CSD vai atender a demandas imediatas das áreas operacionais, com acompanhamento e análises de situações críticas que possam ocorrer durante a construção dos poços.
Quando surge um problema na sonda de perfuração, por exemplo, o CSD é acionado e os técnicos buscam meios para solucionar a questão consultando especialistas e consultando o banco de dados disponível no centro. As comunicações são feitas com as equipes das sondas, que utilizam computadores e softwares padrão para videoconferência.
Além disso, o centro tem capacidade de interagir virtualmente com os demais centros operacionais da companhia. Os CSDs operam integrados a um banco de dados com registros de todo trabalho da Petrobras em engenharia de poço.
Outra finalidade dos CSDs é o treinamento de operadores. Através das unidades, é possível fazer uma consulta dos poços que foram perfurados, criando um ambiente semelhante a um simulador de voo, em que o aluno toma decisões e vê qual seria o resultado a partir dos dados registrados em uma campanha de perfuração real.
Centro de Suporte a Decisão
O primeiro centro de Suporte a Decisão foi o da Unidade de Operações de Exploração e Produção do Rio de Janeiro (UO-Rio), inaugurado em 2006. Atualmente, a Petrobras possui 12 CSDs, incluindo o inaugurado ontem. Os estados que já contam com os centros da Petrobras são Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Amazonas e Sergipe.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















