Economia e Emprego
Banco Central eleva taxa básica de juros de 11,25% para 11,75% ao ano
POLÍTICA ECONÔMICA
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou em meio ponto percentual (0,5%) nesta quarta-feira (3) a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic. Desta forma, a taxa passou de 11,25% para 11,75% ao ano, por decisão unânime.
Segundo o BC, “considerando os efeitos cumulativos e defasados da política monetária, entre outros fatores, o comitê avalia que o esforço adicional de política monetária tende a ser implementado com parcimônia”. A elevação já era prevista pelo mercado.
A taxa básica de juros da economia é um dos instrumentos de que dispõe o Banco Central para controlar a inflação.
“Votaram por essa decisão os seguintes membros do comitê: Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques”, reiterou o Copom.
A ultima vez que os juros básicos haviam subido foi em outubro, quando o Copom elevou a taxa Selic em 0,25%. O Banco Central avalia que o esforço adicional de política monetária tende a ser implementado com parcimônia”.
Fonte: Portal Brasil com informações do Banco Central
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















