Economia e Emprego
Ministro da Pesca recebe prefeita de Angra e deputado paraense
Fomento ao setor
Prefeita Maria da Conceição Rabha e Helder Barbalho se reuniram na terça-feira (13)
O ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, recebeu na terça-feira (13), a prefeita de Angra dos Reis (RJ), Maria da Conceição Rabha.
A prefeita parabenizou o ministro Helder pela sua gestão e expôs ao ministro a situação do setor pesqueiro em Angra.
Segundo Conceição, lá a atividade pesqueira é imensa. São os maiores produtores de sardinha e vieira do Rio de Janeiro, com a produção ultrapassando 20 mil toneladas ao ano.
Com o apoio do ministério na viabilização de obras e projetos locais, haverá maiores chances de comercializar o pescado em grande escala, fortalecendo o comércio da cidade e gerando emprego e renda para mais pescadores.
Desenvolvimento da pesca e aquicultura no Pará
Também na terça-feira (13), Helder Barbalho recebeu o deputado federal Carlos Martins PT/PA. O deputado veio solicitar atenção especial aos programas e ações do MPA voltados ao fomento e liberação de recursos para o desenvolvimento da cadeia produtiva da pesca e aquicultura familiar no estado do Pará.
Carlos Martins apresentou ao ministro algumas soluções para amenizar os problemas de infraestrutura e outras dificuldades que comprometem o desenvolvimento da atividade produtiva na região do baixo Amazonas.
O deputado citou, por exemplo, a implementação de uma política de desenvolvimento sustentável da pesca artesanal, o incentivo ao sistema de manejo comunitário da pesca artesanal, a construção de mais unidades do Centro Integrado da Pesca Artesanal (Cipar), a criação da Superintendência da Pesca no Oeste do Pará com sede em Santarém, entre outros projetos.
O ministro da pesca se comprometeu a marcar uma agenda em Santárem (PA) e visitar a construção do Cipar no município e disse que acredita no potencial de seu estado natal.
Barbalho também informou ao deputado que sua pasta está desenvolvendo um estudo técnico para descentralizar a sede do MPA no estado.
“Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos pescadores para se locomoverem até a sede da superintendência em Belém e estamos trabalhando para melhorar isso”, afirmou o ministro.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















