Você está aqui: Página Inicial > Economia e Emprego > 2015 > 01 > Previdência Social brasileira comemora 92 anos

Economia e Emprego

Previdência Social brasileira comemora 92 anos

Atendimento ao cidadão

Durante todo o seu período de existência, o órgão assistencial procurou melhorar o relacionamento com a população. Sempre se ajustando as necessidades de cada região brasileira
por Portal Brasil publicado: 21/01/2015 15h24 última modificação: 21/01/2015 15h24

No próximo dia 24 de janeiro, a Previdência Social Brasileira completa 92 anos. Durante todo o seu período de existência, o órgão de assistência ao cidadão procurou melhorar a forma de atendimento à população. Sempre se ajustando às necessidades de cada região brasileira.

Um exemplo disso é o PREVBarco de Santarém (PA), que realizou 12,2 mil atendimentos a ribeirinhos em 2014.

No período, foram atendidas comunidades ribeirinhas nas calhas dos rios Amazonas, Tapajós, Xingu, Arapiuns, Nhamundá, Ururá e Trombetas. 

O PREVBarco realizou nove viagens para as localidades de Vila Curuai, Vila Socorro, São Miguel, São Pedro, Monte Alegre, Óbidos, Juruti, Faro, Terra Santa, Cachoeira Porteira, Oriximiná, Boa Vista do Cuçari, Santa Maria do Uruará, Senador José Porfírio, Almeirim, Prainha, Aveiro, Brasília Legal, Parauá e Boim. 

Segundo a gerente do PREVBarco Santarém, Anne Guedes, os benefícios mais procurados durante as viagens são o salário-maternidade e a aposentadoria por idade rural.

A maior demanda é de segurados especiais, que são os agricultores e indígenas que produzem em regime de economia familiar, os pescadores artesanais, entre outros. 

Para 2015, o cronograma do PREVBarco Santarém começa no dia 18 de fevereiro. Até o dia 21 de março serão visitadas as localidades de Santa Maria Uruará, Senador José Porfírio, Prainha e Monte Alegre. 

A segunda viagem será realizada entre os dias 29 de março e 16 de maio. No período, serão atendidas as localidades de Oriximiná, Juruti, Óbidos, Vila Curuai e Vila Socorro. 

Já Aveiro, Santa Maria do Uruará, Almeirim, Prainha e Monte Alegre serão atendidos entre 24 de maio e 4 de julho. Em seguida, Oriximiná, Faro, Terra Santa, Juruti e Óbidos recebem o PREVBarco entre 12 de julho e 29 de agosto.

A quinta viagem, entre 7 de setembro e 17 de outubro será realizada para as localidades de Aveiro, Almeirim, Senador José Porfírio, Prainha e Monte Alegre.

Oriximiná, Juruti e Óbidos serão visitados, mais uma vez, entre 25 de outubro e 5 de dezembro. Para encerrar o ano, o PREVBarco Santarém visita Monte Alegre entre 13 e 19 de dezembro.

Central 135

Além do PREVBarco, outro canal de atendimento da Previdência Social é a Central 135. Em 2014, o centro de atendimento telefônico do órgão registrou 56 milhões de chamadas. 

O funcionamento da Central 135 junto com o agendamento eletrônico permitiu ao segurado marcar dia e hora para ser atendido sem sair de casa. Desse modo, as longas filas nas portas das agências espalhadas por todo o País não existem mais.

Hoje, a Central 135 realiza, em média, 4,7 milhões de atendimentos por mês. Entre os serviços mais procurados pelos cidadãos que ligam para o 135, estão a procura por informações gerais sobre: a situação do benefício, o preenchimento da guia de pagamento, a data da perícia agendada, entre outros serviços.

As demais demandas requeridas pelos cidadãos se referem à marcação de perícia, à inscrição na Previdência Social, a manifestações junto à Ouvidoria-Geral da Previdência Social, além de outros serviços, como emissão de certidões e atualização de endereço.

A Central 135 funciona, de segunda a sábado, das 8h às 23h nos estados que adotaram o horário de verão. Nas demais localidades, o horário de atendimento é de 7h da manhã às 22h.

A ligação para o 135 é gratuita, se feita de telefone fixo, e tem o custo de chamada local, se realizada de celular. Aos domingos, a Central 135 funciona apenas para o atendimento eletrônico.

Mutirões

Entre os dias 19 e 24 de janeiro, período que é considerado a Semana da Previdência, os servidores do INSS dos estados das Regiões Norte e Centro-Oeste decidiram comemorar a data levando informações sobre os benefícios e serviços do órgão para a população.

Confira a programação pelos 92 anos da Previdência Social:

  • Belém (PA)

Nesta quarta-feira (21), será promovida palestra sobre os benefícios da Previdência Social na sede do Jornal O Liberal. No dia 23, será montado um estande de informações na Feira do Barreiro, com equipes do Programa de Educação Previdenciária (PEP).

  • Cuiabá (MT)

A semana, que começou com o hasteamento de bandeiras na sede da Gerência-Executiva,  será marcada por várias solenidades e ações de orientação e informação para os segurados.

Equipes do INSS vão estar junto aos segurados no Ganha Tempo, na Feira do Porto, no Sindicato de Trabalhadores Rurais e na Colônia de Pescadores Z1.

Também foram programadas confraternizações e atividades voltadas para o Qualidade de Vida no Trabalho para os servidores. Também participam das atividades as Agências Cuibá-CPA, Várzea Grande, Coxipó e Batista das Neves.

  • Sinop (MT)

Servidores da Gerência-Executiva vão preparar um bolo  para comemorar os 92 anos da Previdência Social junto aos segurados.

  • Manaus (AM)

A semana começa com servidores do PEP fazendo palestras e ações de panfletagem sobre os direitos e deveres dos jovens para com a Previdência Social, seguido de um lanche.

Nesta quarta-feira (21), servidores da Unidade de Reabilitação Profissional promovem ações em parceria com empresas do Estado para oferecer vagas aos segurados que participam do programa de Reabilitação do INSS.

Na sexta-feira 23, servidores da Agência Manaus Porto comemoram a data com um café da manhã com os segurados que estiverem sendo atendidos no local.

  • Porto Velho (RO)

A semana começa com palestras do PEP na Feira dos Empreendedores. Na terça-feira, 20, o PEP orientou os segurados no Shopping do Cidadão.

Nesta quarta-feira (21), a equipe vai para a Rodoviária e para o Sebrae.  Na quinta-feira(22), haverá orientação e informação na Feira dos Produtores Rurais e no Mercado Central.

  • Palmas (TO)

A programação envolverá ações na mídia em emissoras de rádio e TV com o objetivo de levar informações sobre o atendimento do INSS, com ênfase nos critérios para concessão de benefícios e nos mecanismos de atendimento remoto pelo telefone 135 e pela internet.

Norte/Centro-Oeste ganhou nove novas unidades do INSS

Além dos mutirões que estão sendo realizados durante a semana comemorativa, as regiões Norte e Centro-Oeste receberam mais nove Agências da Previdência Social (APS) em 2014.

Segundo o superintendente da Regional Norte/Centro-Oeste, André Fidelis, agora, a área de abrangência da Superintendência Regional Norte/Centro-Oeste (SR-V) conta com 256 APS em 10 estados. Elas são administradas por meio de 17 Gerências-Executivas (Gex), com seis mil servidores. 

No âmbito da Gex Campo Grande (MS), foram entregues à população as APS Miranda, que também atende a população de Bodoquena, e Rio Verde do Mato Grosso.

Na Gex Dourados (MS), passaram a funcionar as APS Iguatemi, que também abrange Tacuru, e a APS Mundo Novo, responsável também pelos segurados de Eldorado.

Já a Gex Distrito Federal inaugurou as APS Santo Antônio do Descoberto e Cidade Ocidental. No Amazonas, a Gex Manaus entregou à população as APS Iranduba e Boca do Acre, esta última também responsável pela população de Pauim. A população do Acre também ganhou mais uma APS, em Sena Madureira. 

Em 2015 estão previstas a inauguração de mais 30 Agências na área de abrangência da Superintendência Regional Norte/Centro-Oeste do INSS.

As novas unidades de atendimento fazem parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), programa que tem como objetivo a implantação de 720 Agências da Previdência Social (APS) em todo o país, em municípios que possuem mais de 20 mil habitantes e não contam com uma unidade fixa do INSS.

A intenção é aproximar a Previdência Social dos cidadãos, evitando que os segurados percorram grandes distâncias para ter acesso a todos os serviços previdenciários.

“Nosso trabalho na rede de atendimento se divide em duas frentes... A ampliação da rede, por intermédio do PEX, para instalação de unidades onde não há agências fixas, é uma dessas frentes", explica Fidelis.

"A outra trata das obras de reforma, melhoria e construção de novas sedes para unidades de atendimento que já existem e têm servidores lotados, como, por exemplo, as agências que ocupam prédios alugados e devem passar a funcionar em prédios próprios”, complementa André.

Fonte:
Blog da Previdência 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Nova meta fiscal prevê economia de R$74 bilhões a mais que planejamento anterior
Presidente interino, Michel Temer, entrega nova meta fiscal para o Senado Federal, nesta segunda (23)
Cresce número de cervejarias registradas no País
Entre o início de abril e a primeira quinzena de maio, o número de cervejarias no país, registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,​ passou de 320 para 397
Dilma participa da abertura da colheita em Eldorado do Sul
Presidenta também inaugurou a unidade de secagem e armazenagem de arroz da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados de Porto Alegre
Presidente interino, Michel Temer, entrega nova meta fiscal para o Senado Federal, nesta segunda (23)
Nova meta fiscal prevê economia de R$74 bilhões a mais que planejamento anterior
Entre o início de abril e a primeira quinzena de maio, o número de cervejarias no país, registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,​ passou de 320 para 397
Cresce número de cervejarias registradas no País
Presidenta também inaugurou a unidade de secagem e armazenagem de arroz da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados de Porto Alegre
Dilma participa da abertura da colheita em Eldorado do Sul

Últimas imagens

Microempreendedor está enquadrado no Simples Nacional e fica isento de tributos federais
Microempreendedor está enquadrado no Simples Nacional e fica isento de tributos federais
Divulgação/EBC
Serão oferecidos mais de 75 mil imóveis, novos e usados
Serão oferecidos mais de 75 mil imóveis, novos e usados
Divulgação/Agência Brasil
Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira (24)
Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira (24)
Foto: Agência Brasil

Governo digital