Economia e Emprego
Fundos para Regimes Próprios superam meta em 2014
Previdência privada
A Caixa Econômica Federal encerrou 2014 com seis fundos superando a meta atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
As estratégias de alocação em fundos compostos por ativos indexados à inflação e de prazos mais longos, como o Caixa Brasil IMA-B5+, FIC Novo Brasil IMA-B e Caixa Brasil IMA-B, se mostraram mais acertadas para o alcance da meta atuarial em relação às opções mais conservadoras. Estes fundos encerraram 2014 com desempenho de 127%, 113% e 112% da meta atuarial do ano, respectivamente.
O ano também foi marcado pelo lançamento de estratégias diferenciadas, como a criação de uma série pioneira de fundos compostos por título público federal indexado à inflação (NTN-B), com vencimentos únicos.
Segundo a Geico, a família composta por nove fundos contou com forte adesão por parte dos RPPS, alcançando o montante de R$ 1,8 bilhão em aplicações.
Dentre esses lançamentos, os fundos Caixa Brasil 2024 I, 2024 III e 2030 II superaram a meta atuarial do ano inteiro, mesmo tendo sido lançados no decorrer do ano, com 117%, 108% e 116% respectivamente.
Ainda no primeiro semestre do ano a Caixa lançou o FIDC Casan Saneamento, fundo voltado ao segmento RPPS e com meta de rentabilidade de IPCA+9% a.a. A distribuição realizada por meio de oferta restrita captou R$ 250 milhões.
Na avaliação do gerente nacional de Investidores Corporativos, Sergio Henrique Oliveira Bini, a Caixa possui o portfólio mais completo do mercado, o que possibilita ao RPPS diversificar seus recursos dentro da própria instituição.
"Temos também o compromisso de buscar constantemente inovações, diante das oportunidades de mercado”, explica explica o gerente, para completar.
“Os gestores de RPPS que tiveram visão de longo prazo e alocaram parte da carteira em fundos com ativos atrelados à inflação, com vencimentos mais longos, acertaram para superar a meta atuarial em 2014", diz Bini.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















