Economia e Emprego
Brasil assina hoje renovação de acordo automotivo com o México
PRODUÇÃO INDUSTRIAL
O Brasil assina nesta segunda-feira (9), no Rio de Janeiro, o V Protocolo Adicional ao Apêndice II do Acordo Automotivo com os Estados Unidos Mexicanos. A cerimônia ocorre no escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro, com a presença dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto; e das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do secretário de Economia dos Estados Unidos Mexicanos, Idelfonso Guajardo Villareal.
A medida renova por mais quatro anos as atuais cotas fixadas para o comércio de veículos entre os dois países. A renovação está sendo negociada dez dias antes do fim do vencimento do atual acordo, assinado em 2012 e que expiraria no dia 18 de março, na próxima semana. O acordo fixava cotas de importação de até US$ 1,6 bilhão anuais para ambos os países. A nova cota prevista é de US$ 1,56 bilhão.
O tratado de 2012 previa tarifas de até 35% das exportações acima desse limite anual. O valor da nova cota e outros detalhes estão sendo divulgados nesta segunda-feira, no Rio de janeiro.
Fonte: Portal Brasil com informações da Anfavea e do Itamaraty
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















