Economia e Emprego
Inscrições para Semana da Educação Financeira terminam nesta sexta-feira (6)
Capacitação
A programação da Semana Nacional de Educação Financeira – ENEF, que nesta 2ª edição vai acontecer de 9 a 15 de março de 2015 em todo o País, será intensa e diversificada, como é possível verificar em mais de 300 ações educacionais cadastradas até o momento.
O Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), coordenador do evento, informa que os interessados em organizar alguma atividade na semana deverão observar as orientações e critérios contidos que podem ser acessados no site do evento. O prazo se encerra sexta-feira (06).
O Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) também convida a todos para as atividades da 2ª Semana ENEF, que contará com várias atividades educacionais gratuitas, desde seminários até quiz online, peça teatral e games.
Para conferir a programação completa, acesse a página oficial do evento, na qual também é possível verificar como realizar a sua inscrição em cada um dos eventos.
No site, estão disponibilizadas todas as ações que serão desenvolvidas pelos integrantes do Comitê e dos parceiros convidados durante a Semana.
O objetivo é divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), política pública lançada em 2010 com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população, bem como contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.
Um diferencial nesta edição é que as datas de realização da 2ª Semana ENEF coincidem com a Global Money Week, evento mundial de educação financeira voltado para crianças e adolescentes e que, em 2014, alcançou mais de 3 milhões de crianças e jovens em 118 países.
O CONEF é formado pelos seguintes órgãos e entidades públicas: Ministério da Fazenda; Ministério da Educação; Ministério da Previdência Social; Ministério da Justiça; Banco Central do Brasil (BCB); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); BM&FBOVESPA S.A – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg); e Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O CONEF também mantém convênio com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF – Brasil) para a concepção, planejamento, estruturação, desenvolvimento e administração de iniciativas de educação financeira de caráter transversal que integram a ENEF.
CVM
Durante a semana, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) vai lançar publicações produzidas pela Autarquia em parceria com entidades do mercado, além de aplicativo para smartphones.
Todas publicações poderão ser acessadas no Portal do Investidor. Confira, abaixo, quais serão os lançamentos:
- Guia CVM de Planejamento Financeiro - a publicação oferece orientações práticas para elaboração de planejamento financeiro pessoal
- Livro Mercado de Derivativos no Brasil: Conceitos, Produtos e Operações - produzido em parceria com a BM&FBOVESPA, tem como objetivo esclarecer o tema aos estudantes universitários
- Folheto CVM Educação Financeira – contém um resumo sobre as principais atividades educacionais desenvolvidas pela Autarquia
- 2ª edição do livro Relações com Investidores: Da Pequena Empresa ao Mercado de Capitais – introduz pontos a serem considerados no relacionamento com investidores para financiamento das pequenas empresas por meio do mercado de capitais. A obra foi criada em parceria com o Instituto Brasileiro de Relação com Investidores (IBRI)
Outra novidade é o aplicativo CVM Jogos, no qual uma série de games de perguntas e respostas ensinará, de maneira lúdica, aspectos relativos à educação financeira. Inicialmente, os usuários poderão conferir o Caminho Financeiro, um jogo sobre o mercado de capitais com base no livro TOP Mercado de Valores Mobiliários.
O aplicativo estará disponível para dispositivos que operam com o sistema Android. A versão para o sistema operacional iOS já está em desenvolvimento e será brevemente lançada.
Durante a Semana ENEF, a CVM ainda apresentará palestras e o workshop sobre pequenas e médias empresas (PMEs), realizado em conjunto com o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI).
Serão realizadas mais de 30 atividades para diversos tipos de público, como investidores, jovens, estudantes universitários, maiores de 50 anos, servidores públicos e profissionais de mercado. Seguem abaixo alguns destaques:
- 10/3: Encontro com Investidores (Rio de Janeiro)
- 10/3: Saúde Financeira para Maiores de 50 (Rio de Janeiro)
- 11/3: Oficina de Planejamento Financeiro (Rio de Janeiro)
- 12/3: Encontro com Investidores (São Paulo)
- 12/3: Workshop PMEs e o Papel do RI na Captação de Recursos (São Paulo)
Também serão promovidos encontros na própria sede da Autarquia, no Rio de Janeiro, e na regional paulista. Servidores da CVM abordarão temas sobre o funcionamento do mercado de capitais e a atuação da Autarquia em palestras do Circuito Universitário, que ocorrerão em diversas cidades do país.
Já estão confirmadas palestras, com vagas abertas ao público, em Boa Vista, Curitiba, Jaboatão dos Guararapes, Montes Claros, Novo Hamburgo, Osasco, Piracicaba, Recife, São Paulo, Teresina e Vila Velha.
Todas as atividades da Semana ENEF, da CVM e das outras entidades, podem ser acessadas na Agenda Oficial da Semana, com informações sobre as formas de inscrição e como chegar aos locais dos eventos.
Fonte:
Superintendência de Seguros Privados e Comissão de Valores Mobiliários
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















