Economia e Emprego
Presidenta se reúne com representantes do Acre e pode ampliar medidas já tomadas para ajudar o estado
ACRE
A presidenta Dilma Rousseff se solidarizou nesta quarta-feira (11), durante visita ao Acre, com as vítimas da maior enchente da história do estado, que perderam entes queridos ou tiveram de deixar suas casas, deixando para trás suas lembranças de vida e bem materiais conquistados com esforço.
Após chegar no Acre, a presidenta Dilma se reuniu com o governador do estado e os prefeitos das cidades afetadas pela cheia, para avaliar novas medidas para minorar as perdas e ajudar toda a população a superar este momento difícil.
Depois, ela participou da entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida Na a mais de 2.967 pessoas afetadas pela calamidade do Rio Acre. No total, são 763 moradias pela Caixa Econômica Federal e 204 unidades habitacionais pelo Banco do Brasil.
“Nós seremos inteiramente solidários com vocês. Seremos solidário com o governador, com o prefeito aqui de Rio Branco, com o governador Tião Viana, com todos os prefeitos de todos os municípios atingidos pelas enchentes e também com a população do Acre”, disse.
Das 967 unidades, 433 são do residencial Cidade do Povo – local onde foi realizada a solenidade de entrega das chaves à população, 423 do Rui Lino, 100 do Cabreúva e 11 do Abunã. Além das moradias já prontas, são 1.342 em construção que estão reservadas para os desabrigados.
Medidas já tomadas
Dilma também destacou todas as medidas que já foram tomadas pelo governo, antes de sua viagem ao estado, para minorar as perdas e ajudar toda a população a superar este momento difícil. Foram liberados R$ 11,18 milhões para o governo do estado e prefeituras de cidades atingidas pela cheia, para ações socorro e assistência e desbloqueamos recursos para pagamento de aluguel social.
Foi autorizado o fornecimento de 42,1 mil kits de assistência humanitária para atender a população, envolvendo cestas de alimentos, colchões, roupa de cama, travesseiros, água, artigos de higiene pessoal, artigos de limpeza, kits infantis e fraldas geriátricas. Já foram enviadas 2,5 toneladas em 11 kits de medicamentos, e estamos providenciando o envio de mais 30 kits. O Exército está atuando em operações de busca e resgate, distribuição de mantimentos, e carregamento e triagem de donativos.
O governo também antecipou o pagamento dos benefícios previdenciários para 40 mil aposentados e pensionistas e autorizamos o saque do FGTS para trabalhadores residentes nos municípios afetados pelas cheias. . Também determinou que os bancos federais – Banco do Brasil, Caixa e Banco da Amazônia (Basa) – adotem medidas para renegociar créditos para pessoas físicas e jurídicas nas cidades atingidas pelas enchentes.
Nos municípios em estado de calamidade pública, o pagamento dos impostos federais foi prorrogado. No caso das empresas do Supersimples, a prorrogação foi por 6 meses.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















