Economia e Emprego
Mercosul e União Europeia estão próximos de negociar acordo
Relações internacionais
Os países do Mercosul poderão em breve começar a negociação para um acordo comercial com a União Europeia. A presidenta da República, Dilma Rousseff, disse nesta quarta-feira (10) que as duas partes vão apresentar em breve suas propostas para aumentar o fluxo de comércio de mercadorias entre as regiões.
“Eu disse ao primeiro-ministro [da Bélgica] que o Brasil e Mercosul estão em condições de apresentar as ofertas comerciais para a União Europeia. Acreditamos que isso pode acontecer nos próximos dias ou meses e esperamos que, da mesma forma, essa questão evolua de forma satisfatória do ponto de vista da UE”, afirmou a presidenta.
Dilma está em Bruxelas para a 2ª Cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia (UE). Recentemente, o Brasil anunciou uma ampliação de seu acordo comercial com o México, para estimular investimentos e duplicar o comércio entre os dois países.
A presidenta defendeu o aumento da cooperação, comércio e investimentos do Brasil e da Bélgica. “Discutimos sobre algumas áreas que são importantes para ambos os países. O Brasil acaba de lançar um grande plano de concessão e investimento em logística e as empresas belgas estão no Brasil em algumas áreas. Então, para nós e importante que essa relação se expanda”, avaliou.
A presidenta agradeceu a parceria da Bélgica no Programa Ciência sem Fronteiras e propôs a expansão da cooperação com a criação de vagas de estágio para estudantes brasileiros em empresas belgas. “Os estudantes que buscam universidades de alto nível para fazer seus estágios e bolsas encontraram aqui na Bélgica um local e um acolhimento especial. Agradeci por eles e, ao mesmo tempo, nos propomos a expandir essa relação.”
Fonte: Portal Brasil e NBR
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















