Economia e Emprego
Brasil amplia exportações de embriões bovinos para a Costa Rica
Comércio exterior
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fez acordo com o Ministério da Agricultura da Costa Rica para permitir a exportação de embriões de bovinos. De acordo com o Departamento de Saúde Animal, a cada exportação, a unidade de coleta de embriões deverá ser aprovada e inspecionada pelos médicos veterinários do Mapa.
Além disso, os embriões devem ser examinados para identificação de doenças como estomatite vesicular, diarreia viral bovina, brucelose bovina e tuberculose bovina.
Segundo a diretora substituta do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, Valéria Burmeister Martins, o certificado foi acordado entre os dois países no início deste mês.
Vigilância Agropecuária
A Secretaria de Defesa Agropecuária é responsável pela execução das ações de Estado para prevenção, controle e erradicação de doenças animais e de pragas vegetais. Visa assegurar a origem, a conformidade e a segurança dos produtos de origens animal e vegetal, destinados à alimentação humana ou animal, e também a idoneidade dos insumos em uso na agricultura e pecuária.
A qualidade e a segurança dos produtos de origem animal dependem do cumprimento de boas práticas de fabricação, da fiscalização oficial e da correta aplicação de normas e padrões técnicos estabelecidos. Para o cumprimento de sua missão, a SDA dispõe de estruturas centrais de direção e normatização e também de projeções nos estados para execução e coordenação das ações de sua competência.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Agricultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















