Economia e Emprego
Leilão de hidrelétricas é remarcado para 25 de novembro
Energia
O Ministério de Minas e Energia remarcou para o dia 25 de novembro o leilão de 29 usinas hidrelétricas que estão com concessões vencidas. O adiamento foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28).
Com a nova data, as empresas interessadas em participar da disputa ganham mais três semanas para se dedicar à formação de consórcios e construir melhores soluções de financiamento para o pagamento das outorgas.
Pelas regras do leilão, os vencedores deverão parar 65% da bonificação pela outorga no ato de assinatura do contrato de concessão, ainda em 2015. O pagamento total somará R$ 17 bilhões, dos quais R$ 11 bilhões serão pagos de imediato.
O valor das bonificações é fixo, e o vencedor de cada lote será quem oferecer a menor tarifa. Deste modo, a adiamento do leilão pode proporcionar a maior participação de proponentes interessados na licitação, com potencial aumento da atratividade e competição no certame, acarretando efeitos positivos para a modicidade tarifária.
Entre as 29 usinas a serem leiloadas estão as de Ilha Solteira (3,44 mil MW) e Jupiá (1,55 mil MW), no Rio Paraná; de Três Marias (396 MW), no Rio São Francisco; e de Governador Pedro Viriato Parigot de Souza (260MW), nos rios Capivari e Cachoeira.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















