Economia e Emprego
Universidade de Brasília vai economizar com uso de documentos digitais
Processo Eletrônico Nacional
A Universidade de Brasília (UnB) tornou-se a segunda instituição federal de ensino superior a aderir ao Processo Eletrônico Nacional (PEN). A partir de 16 de maio, a UnB vai dispor do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na tramitação eletrônica de seus documentos e processos. A primeira instituição acadêmica de ensino superior a adotar o SEI foi a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O uso da solução reduzirá gastos da universidade com papel, impressão, material de escritório, transporte e serviços de postagens. A assinatura do acordo de cooperação técnica entre a UnB e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) ocorreu na sexta-feira (5).
"Começar o ano com a implantação deste sistema é o sinal de uma revolução em todos os processos da Universidade de Brasília", salientou Ivan Camargo, reitor da UnB. "Estou muito satisfeito da UnB ser uma das primeiras universidades a aderirem", acrescentou.
O secretário de Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert, destacou o ganho de produtividade que a UnB terá ao utilizar o SEI. "Um professor ou um servidor no campus de Planaltina ou do Gama pode, na velocidade de um clique, tramitar um documento para a reitoria, o que vai trazer muita agilidade e ganho de eficiência no trabalho de toda a comunidade acadêmica."
Pelo Decreto nº 8.539, todos os órgãos da Administração Pública Federal devem enviar o cronograma de implementação do uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) até abril. Dos 224 órgãos que compõem o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), 139 estão no processo de adesão do SEI, 54 estão na fase de implantação e 21 já o utilizam.
Segundo a secretária-adjunta de Gestão do MPOG, Patricia Vieira, o sistema melhora a gestão pública. "O SEI toca na desburocratização, na qualidade do gasto público e no fortalecimento da gestão e do controle", explica.
Até outubro de 2017, todos os órgãos devem usar o meio eletrônico para a realização de seus processos administrativos.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















