Economia e Emprego
Plano Nacional da Cultura Exportadora chega ao Piauí
Comércio Exterior
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) lançará, nesta quinta-feira (3), o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) no Piauí. Em evento na sede da Federação das Indústrias do Estado (Fiepi), em Teresina, o MDIC vai apresentar ações da pasta para incrementar as atividades das empresas locais no comércio exterior.
Participarão do programa, inicialmente, empresas dos setores de castanha, apicultura e pedras preciosas, entre outros a serem definidos em conjunto com o Estado. O PNCE é dividido em cinco etapas: sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e comercialização. Há ainda três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão.
Até o final deste ano, empresas de todos os Estados do País terão sido beneficiadas pelo PNCE. As companhias participantes contam com avaliação de seus produtos e serviços; consultoria de inteligência comercial, para identificar em quais mercados há potencial de venda; participação em missões comerciais; além de rodada de negócios com compradores estrangeiros. Os empreendedores também vão ter acesso a diversas ferramentas de treinamento e capacitação.
As ações do PNCE previstas para 2016 compreendem: curso básico de exportação e treinamento em exportação para empresas de pequeno porte (MDIC); estudo sobre potencialidades de exportação do Estado, realizado pela (Apex-Brasil); e pesquisa de mercado.
No Piauí, o programa conta com apoio de parceiros nacionais e Estaduais, como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Ministério das Relações Exteriores, a Receita Federal, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), os Correios, o Governo do Estado do Piauí, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), a Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), a Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí, a Zona de Processamento de Exportação Parnaíba e o Sebrae.
Cenário nacional
Em 2015, o Piauí manteve-se como o 20º exportador entre os Estados brasileiros e o sexto da região Nordeste, respondendo por 1,6% do total de vendas externas da região. Durante o ano passado, as exportações totalizaram U$ 402 milhões, e as importações, US$ 111 milhões, gerando um superávit de US$ 291 milhões. A pauta exportadora do Piauí, em 2015, foi composta por produtos básicos (85,8%) e por bens industrializados (14,2%).
Os principais itens exportados durante o ano foram soja em grãos, ceras vegetais, milho em grãos, algodão e mel natural. Os principais destinos das exportações do Estado foram China, Espanha, Estados Unidos, Japão e Reino Unido.
Fonte: Portal Brasil, com informações do MDIC
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















