Economia e Emprego
Avanços nas políticas concorrenciais do Brasil são apresentados nos EUA
Regulação
O secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Francisco Gaetani, participou, na última sexta-feira (15), das Reuniões de Primavera – Spring Meetings 2016 – promovidas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial, em Washington (D.C.). Durante o encontro foram discutidos pontos sobre a ‘Política de Concorrência nos Países em Desenvolvimento: ajudando o mercado a obter um melhor desempenho’.
“É sempre importante poder trocar experiências sobre políticas de concorrência. O Brasil é muito bem avaliado internacionalmente no que diz respeito a sua política antitruste. Temos uma agência (Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade) reconhecida e o Brasil tem avançado bastante nos últimos anos em temas mais complexos, como a investigação de cartéis”, disse o secretário.
Gaetani considerou que o Brasil evoluiu nas políticas de concorrência tradicionais relacionadas a análise de fusões e aquisições e investigação de condutas anticompetitivas, avançando ainda em políticas de promoção da concorrência.
“Isso tem implicações em várias áreas, desde a política industrial, onde é preciso ter cuidado para que as políticas não introduzam distorções significativas sobre a concorrência, até os leilões de concessão de infraestrutura, em que a concorrência pode ser ampliada por meio de maior participação de empresas estrangeiras”, avaliou.
Anualmente, as Reuniões de Primavera congregam autoridades de governo, ministros de finanças e desenvolvimento, presidentes de bancos centrais, organizações da sociedade civil e participantes da academia e do setor privado para discutir questões de interesse global, incluindo as perspectivas da economia mundial, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento econômico e eficácia da ajuda.
Fonte: Ministério do Planejamento
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















