Economia e Emprego
Juros básicos começam a ser definidos hoje pelo BC
Política Monetária
Teve início na tarde desta terça-feira (7) a primeira etapa da reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central. No encontro, a diretoria da instituição irá decidir os juros básicos (Selic) para a economia brasileira.
Os juros básicos são importantes para a economia por ser uma referência para investimentos. É considerado a menor taxa de retorno, ou seja, quando um empresário decide tirar um projeto do papel, ele avalia se o lucro do projeto é maior ou menor que essa taxa básica.
Se o retorno for menor, ele não tira o projeto do papel e aplica o dinheiro em papéis do Tesouro Nacional, que pagam juros próximos desse valor definido pelo BC, ou em outras aplicações financeiras.
Empréstimos
Esses juros básicos também tem influência direta sobre o quanto um consumidor paga por empréstimos e financiamentos. Quando o BC altera o valor dessa taxa, também altera o custo dos bancos para captar recursos, dinheiro que será emprestado.
Se o custo do banco sobe, o empréstimo também fica mais caro para o consumidor. Se a taxa baixa, esse custo também baixa. Os juros básicos ainda tem uma importância grande porque ajudam a controlar a inflação. Quando o BC sobe a Selic, significa que ele está atuando para levar os preços para baixo.
Expectativas
Atualmente, a Selic está em 14,25% ao ano. No mercado financeiro, segundo o Boletim Focus, a expectativa é de que o Banco Central mantenha essa taxa inalterada, pelo menos até setembro, quando ela seria levada para baixo, para 13,75% ao ano.
A reunião, apesar de ter início hoje, só acaba amanhã, quando a diretoria volta a se reunir para votar sobre o que fazer com essa taxa. No encontro de hoje, o grupo recebe uma série de informações e faz análise delas para tomar uma decisão.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Banco Central
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















