Economia e Emprego
Preço de frutas cai e de hortaliças, aumenta, segundo pesquisa da Conab
Atacado
O aumento na oferta das principais frutas comercializadas nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) mais representativas do País incentivou a queda de preços registrada nos mercados atacadistas em maio.
Os números foram divulgados nesta nesta terça-feira (21) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do 6º Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Ceasas em 2016.
A pesquisa mostra que, comparado a 2015, houve uma queda na exportação de frutas, principalmente de banana prata, mamão e melancia. A queda dos preços também é explicada por um aumento da colheita dessas e outras frutas. No caso do mamão, a queda nos preços reverte a tendência de alta registrada desde o fim de 2015 e reflete uma diminuição das intempéries climáticas que se abatia sobre as regiões produtoras.
A melancia deverá manter os preços estabilizados em patamares mais baixos até meados de julho, devido à entrada da safra proveniente de Uruana, em Goiás.
Hortaliças
Tomate, batata e cebola registraram dificuldades na produção, o que aumentou o preço destes produtos no atacado no mês passado.
Os preços da cebola continuam elevados devido às importações. Apesar do registro de queda nos últimos dois meses, o volume do produto importado neste ano é 8,1% superior ao de 2015. Para o mês de junho, espera-se queda nos valores de atacado, acompanhando o movimento de entrada da safra do Vale do São Francisco, nos estados da Bahia e Pernambuco.
Na contramão das demais hortaliças, a cenoura apresentou baixa significativa nos preços da comercialização realizada em maio, chegando a diminuir 48% na Ceasa Campinas/SP. Isto porque houve uma recuperação das lavouras da região Sudeste, sobretudo em Minas Gerais, e os preços devem continuar descendo por conta da produção mineira a entrada de outras ofertas estaduais.
O levantamento é feito nos mercados atacadistas, por meio do, executado pela Conab, e considerou os principais entrepostos localizados nos estados de SP, MG, RJ, ES, PR, GO, DF, CE e PE.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Conab
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















