Educação
Mobilidade estudantil aumenta com Sistema de Seleção Unificada
Representantes das 51 instituições federais de ensino superior que participaram do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se reuniram com o Ministério da Educação (MEC) na quarta-feira (17) para avaliar o novo processo seletivo. Um dos resultados positivos do sistema, segundo o MEC, foi um aumento na mobilidade acadêmica. O percentual de alunos que estudavam fora do estado de origem, que antes era de 1%, subiu para 25%.
Em algumas universidades e institutos federais, o percentual de alunos de outros estados matriculados ficou perto de 50%.
“Isso é um grande avanço. A gente rompe uma tradição brasileira de baixíssimos índices de mobilidade. Os alunos estão conhecendo outras universidades, se deslocando pelo país. E essas universidades também ganham recebendo alunos de outros lugares”, afirmou a secretária de ensino superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci.
Segundo Maria Paula, todas as 51 instituições federais confirmaram a intenção de continuar participando do Sisu na sua próxima edição, com data ainda indefinida. Nas próximas semanas serão realizadas novas reuniões para ampliar a participação e avaliar as etapas do Sisu.
Para atender os alunos que vêm de fora o MEC disponibilizou neste ano R$ 300 milhões para assistência estudantil que é repassada às universidades.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















