Educação
MEC limita tempo para acesso à página do Sisu
O primeiro dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) teve mais de 357 mil inscrições. Durante o domingo (16), dia de início das operações, foram registrados problemas de instabilidade e lentidão no portal do Ministério da Educação (MEC), em virtude do volume excessivo de procura. O hotsite do sistema chegou a receber 47 mil acessos simultâneos, e a página de inscrição, 84 mil.
Por causa dos problemas apresentados, o MEC criou, nesta segunda-feira (17), um limitador de tempo para o acesso. A partir de agora, o estudante tem 20 minutos para movimentar a página e fazer opções e inscrição. Caso mantenha a página apenas aberta, sem movimentação, ela será fechada em dez minutos. Com a medida, o ministério pretende limitar a navegação excessiva na página de inscrição.
Na manhã de segunda-feira, a média de inscrições chegou a 400 por minuto. A capacidade do sistema é de 50 mil inscrições por hora. Quando esse número é superado, ocorre a tendência de lentidão. Por isso, o MEC recomenda que simulações sejam feitas no hotsite e o acesso à página de inscrição, em momento propício.
Pelas regras do Sisu, o estudante pode se inscrever em até dois cursos, sendo que um deles deve ser selecionado como primeira opção. Quem for aprovado no curso de primeira opção, é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga.
O estudante que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes, a critério da instituição de ensino.
Inscrições prorrogadas
Por determinação judicial, o prazo de inscrições do Sisu que acabaria nesta terça-feira (18) foi prorrogado para às 23h59 de quinta-feira (20). Com o adiamento, o cronograma de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni), previsto para iniciar na quarta-feira (19), também será modificado.
De acordo com o MEC, além da prorrogação das inscrições, a Justiça determinou ainda que o sistema de reserva de vagas para estudantes de escolas públicas utilizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) seja estendido a candidatos de todos os estados. Antes, apenas os alunos cariocas poderiam se inscrever por meio da reserva.
Em 2011, o Sisu oferece 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior, sendo 39 universidades federais. O sistema foi criado pelo MEC no ano passado.
Fonte:
Ministério da Educação
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















