Educação
Estudantes interessados na carreira acadêmica devem cursar mestrado
O Mestrado é indicado principalmente para alunos que desejam seguir carreira acadêmica, nos campos de ensino e pesquisa.
A pós-graduação stricto sensu, diferentemente dos cursos lato sensu, que se dividem em especialização e MBA (Master in Bussiness Administration), abrangem programas de mestrado, mestrado profissional e doutorado. Tal formação é indicada principalmente para alunos que desejam seguir carreira acadêmica, nos campos de ensino e pesquisa.
O processo seletivo para mestrado varia de acordo com a instituição, mas, em geral, o candidato envia seu currículo para análise, elabora e apresenta um projeto de pesquisa, participa de uma entrevista e realiza provas de línguas, conhecimentos gerais e específicos.
Ao longo do programa, que dura em média dois anos e meio, o aluno realiza pesquisas acerca do assunto escolhido, frequenta as aulas e comparece a eventos, congressos, palestras e conferências relacionados ao tema. Para obter o diploma, o mestrando deve ter o trabalho de pesquisa – dissertação ou tese – submetido a uma banca examinadora, geralmente formada pelo professor orientador e dois docentes convidados, especialistas no tema.
No caso do mestrado profissional, similar ao mestrado acadêmico, a prioridade são conteúdos e práticas importantes para o mercado de trabalho.
Bolsas
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia e confere notas aos cursos, também fornece, juntamente com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um número de bolsas a instituições públicas de ensino. A quantidade varia de acordo com itens analisados pela Capes, como infraestrutura, quantidade de alunos e nota de avaliação dada pela Capes, atualizada a cada três anos. Instituições privadas também recebem cotas.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















