Educação
Inep capacita professores para elaborar prova de proficiência em língua portuguesa
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) começou nesta segunda-feira (28) a primeira capacitação de 2011 dos colaboradores do banco nacional de itens para o exame de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Até a próxima quinta-feira (3), 16 mestres e doutores na área de línguas estrangeiras, linguística aplicada e ensino de português para estrangeiros estarão reunidos para a elaboração de itens para o exame.
“Não é uma simples elaboração de itens, é uma forma de fortalecer a mobilidade e compartilhar culturas”, disse a presidente do Inep, Malvina Tuttman, durante a abertura do evento.
Os professores serão capacitados com palestras e oficinas, antes da elaboração dos itens. Os colaboradores atenderam a uma chamada pública para subsidiar a composição de pelo menos três edições do exame.
O Celpe-Bras teve a sua primeira aplicação em 1997, com120 pessoas inscritas. Atualmente, com duas provas ao ano, o número subiu para quase 3 mil. Cerca de 30 países possuem instituições credenciadas como postos para aplicar o exame. No Brasil, mais de 20 universidades, de todas as regiões do País, são autorizadas. As prova para o primeiro semestre serão realizadas nos dias 27 e 28 de abril.
Para fazer o exame, podem se candidatar estrangeiros e brasileiros cujo idioma materno não seja a língua portuguesa, com pelo menos 16 anos e formação mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo. O exame é composto de duas partes: escrita, com duração de duas horas e meia, e oral, com 20 minutos. As inscrições vão até o dia 15 de março, pela página (http://celpebras.inep.gov.br/inscricaoCelpeBras/) do exame.
Fonte:
Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















