Educação
Inep busca instituto para realizar pré-teste do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai celebrar termo de cooperação com uma instituição federal de educação superior ou com um instituto de pesquisa público federal para realização do pré-teste da edição de 2012 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).
O Pisa é um programa de avaliação de desempenho escolar, realizado a cada três anos. É coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade internacional que reúne os países mais desenvolvidos do mundo. Embora o Brasil não faça parte da OCDE, o País participa do Pisa como convidado desde sua primeira edição, em 2000.
No Brasil, o Pisa é coordenado pelo Inep, que agora pretende selecionar universidades federais para participarem de etapas da aplicação da prova.
A chamada pública assinada pela presidente da autarquia, Malvina Tuttman, no último dia 23, convida as instituições federais de ensino superior a apresentar projeto de implementação do pré-teste em âmbito nacional.
Para isso, deverá ser assinado um termo de cooperação, que prevê o repasse, pelo Inep, de um valor de até R$ 830.739,37 para a instituição, para gastos de custeio.
Pré-teste
A instituição selecionada deverá executar todas as etapas de aplicação e codificação do pré-teste do Pisa 2012, conforme as determinações do consórcio internacional que administra o programa.
As atividades a serem realizadas, segundo o projeto básico, incluem elaboração de plano logístico de aplicação e contato com as escolas; diagramação, impressão, organização, embalagem e distribuição do material de aplicação; contratação e treinamento dos aplicadores para o pré-teste; aplicação do pré-teste; avaliação; transporte das provas; correção da prova; codificação das questões de resposta do questionário socioeconômico; elaboração de relatório técnico final e armazenamento do material utilizado até junho de 2012.
As instituições interessadas deverão apresentar, em papel e CD-ROM, proposta assinada pela autoridade máxima da instituição, até 15 dias após a publicação do edital no Diário Oficial da União.
As propostas deverão ser entregues no setor de protocolo do Inep, endereçadas à Diretoria de Avaliação da Educação Básica, Inep, SRTVS 701, Quadra 3, Bloco M, 3º andar, Brasília, DF, cep 70340-909.
Fonte:
Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















