Educação
Portal do Software Público vai oferecer mais dois novos aplicativos na área educacional
O portal do Software Público Brasileiro (SPB) passa a hospedar a partir da próxima semana duas novas aplicações para a área de educação: o Gestão Acadêmica, também chamado Sagu, e o Gestão de Bibliotecas, o Gnuteca. O lançamento desses programas, já licenciados como softwares livres, será na segunda-feira (28), às 14h30, na sede da Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), em Porto Alegre.
“Além de baixar e utilizar as ferramentas gratuitamente, o interessado ou entidade tem a liberdade de alterar o código das aplicações adequando-as à sua realidade e disponibilizar a nova versão para outras pessoas da comunidade”, diz o diretor do Departamento de Governo Eletrônico da SLTI, João Batista Ferri de Oliveira. Os dois programas foram desenvolvidas pela Cooperativa de Soluções Livres (Solis), com apoio do Centro Universitário Univates de Lageado, Rio Grande do Sul.
De acordo com João Batista, uma das finalidades do aplicado Gestão Acadêmica é automatizar os processos de instituições de ensino. O software poderá ser utilizado, por exemplo, para registrar a vida escolar do estudante, desde a sua admissão até a expedição do certificado do curso.
Já o software para gestão de bibliotecas vai atender o gerenciamento de livros e periódicos de entidades e escolas de pequeno, médio e grande porte. “Esta ferramenta proporciona um uso mais flexível, pois segue padrões internacionais. É própria para ser aplicada em bibliotecas com acervo de 100 a 250 mil exemplares”, explica Ferri.
Criado em 2007, o portal do SPB oferece 49 soluções de softwares voltadas a diversos setores, com cerca de 100 mil usuários cadastrados.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















