Educação
Ministério da Educação avalia currículos da educação básica nesta quarta-feira (11)
A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) vai discutir, até esta quarta-feira (11) as expectativas de aprendizagem e desenvolvimento nas diferentes etapas da educação básica.
Nos encontros, que começaram nessa segunda-feira (9), os técnicos devem elaborar recomendações para uma política curricular da educação básica, contemplando a formação dos estudantes desde a educação infantil até o ensino médio.
Na pauta dos encontros estão a emenda constitucional 59, que amplia a obrigatoriedade de educação para crianças e jovens, as diretrizes curriculares da educação básica (incluindo educação infantil, ensinos fundamental e médio) e ainda as proposições do Plano Nacional de Educação (PNE), em discussão no Congresso Nacional.
Na abertura do evento, o ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu que os novos subsídios sobre política curricular são uma tentativa de alargar as possibilidades de atuação da escola, e não de engessá-la. “Sabendo que o que se tem que garantir é a autonomia da criança e, portanto, garantia do aprendizado”, afirmou.
Mas para obter sucesso, destacou a a secretária de educação básica, Maria Lacerda, as políticas de educação devem ser pensadas a partir das vivências em sala de aula . “É preciso dialogar cada vez mais com as escolas e o currículo não pode ser uma carta de intenções, deve-se traduzir as diretrizes curriculares na prática da escola”.
Fonte:
Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















