Educação
Capes libera resultado de seleção de projetos de pesquisa em parasitologia básica
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) liberou nesta quinta-feira (2) o resultado do edital do Programa Nacional de Incentivo à Pesquisa em Parasitologia Básica. Foram selecionados 30 projetos de pesquisa de 16 instituições de ensino superior.
Coordenado pela diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB), o programa pretende estimular e apoiar a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação e contribuir para criação, fortalecimento e ampliação de programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil na área de parasitologia básica.
As instituições selecionadas apresentaram pesquisas nas áreas temáticas em estudo de sistemática e biologia básica de helmintos, protozoários e artrópodes, sobretudo aqueles que parasitam o homem e os animais, assim como estudos sobre artrópodes vetores de doenças e sinantrópicos.
Os projetos escolhidos foram avaliados de acordo com critérios como mérito técnico-científico dos projetos; relevância e originalidade das propostas; qualificação e produtividade do coordenador responsável e formação e aperfeiçoamento de mestres, doutores e envolvimento de pós-doutores, entre outros.
Os contemplados receberão bolsas de estudo nas modalidades doutorado no País, com duração máxima de 48 meses; mestrado no País, com duração máxima de 24 meses; pós-doutorado no País, com duração máxima de 24 meses; pós-doutorado no exterior, com duração de 6 a 12 meses; doutorado-sanduíche no País, com duração de 1 a 12 meses; doutorado-sanduíche no exterior, com duração de 4 a 12 meses; auxílio-moradia no País, com duração máxima de 12 meses; e despesas de custeio relacionadas às atividades do projeto no valor máximo de R$ 70 mil por ano.
Fonte:
Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















